Biribiri, Cidade Perdida Dentro de Diamantina!

  • 04/05/2020
  • 2 Comentário(s)

Biribiri, Cidade Perdida Dentro de Diamantina!

Diamantina 04 de maio de 2020

Por Kim Jesus

Biribiri é uma vila nos arredores de Diamantina, que foi construída em meados do século 19, pelo Bispo de Diamantina, Dom João Antonio Felício dos Santos, que abriu ali, no terreno da família, uma das primeiras indústrias têxteis do Estado de Minas Gerais.

As estudantes do Colégio Nossa Senhora das Dores, que funcionava na Casa da Glória, em Diamantina, foram as primeiras funcionárias da Estamparia S.A. Com o aumento da demanda por mão de obra, foi construída uma vila para abrigar os operários e familiares, já que a distância de 15 quilômetros de Diamantina, era muito grande para a época.

A fábrica funcionou de 1876, à 1972, e em seu auge, a vila chegou a ter aproximadamente 600 moradores, que contavam com uma boa estrutura como : escola, armazém, barbearia, igreja, convento, e sem contar que a vila gerava sua própria energia elétrica

.

Hoje, com aproximadamente 30 edificações, que preservam as características da época, a Vila de Biribiri é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, e é um atrativo ponto turístico de Diamantina, onde estão localizadas as cachoeiras dos Cristais e Sentinela, ambas de fácil acesso em um senário natural exuberante dentro do Parque Estadual do Biribiri, na Serra do Espinhaço

.

Para quem deseja visitar a centenária vila e suas belas cachoeiras, pode contar com pousada e dois restaurantes. De carro até o local, são aproximadamente, 20 minutos do centro de Diamantina.

Radio-J-K-Diamantina

2 Comentários


Deixe seu comentário


Eliandre

16/05/2020

Lugar lindo e maravilhoso com certeza um dia vamos voltar ai com as benção de Deus

Roberto Félix

17/05/2020

O lugar é mágico, parece uma obra de arte!

Aplicativos


Locutor no Ar

AutoDJ

Piloto Automático

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. The Beatles

Eleanor Rigby

top2
2. Jota Quest

Só Hoje

top3
3. Aline Barros

Casa do pai

top4
4. Anderson Freire

Acalma o meu coração

top5
5. Paula Fernandes

Pássaro de Fogo

Anunciantes